quarta-feira, 22 de maio de 2013

SOBRE O DIREITO DOS ANIMAIS - UTILIDADES


  DIREITO INTERNACIONAL E DIREITO COMPRADO

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS PROCLAMADA PELA UNESCO EM SESSÃO REALIZADA EM BRUXELAS, EM 27 DE JANEIRO DE 1978

Considerando que cada animal tem direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos levaram e continuam levando o homem a cometer crimes contra a natureza e contra os animais;
Considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana do direito à existência das outras espécies animais, constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo;
Considerando que genocídios são perpetrados pelo homem e que outros ainda podem ocorrer;
Considerando que o respeito pelos animais por parte do homem está ligado ao respeito dos homens entre si;
Considerando que a educação deve ensinar à infância a observar, compreender e respeitar os animais,
PROCLAMA-SE:

Art. 1º - Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o direito a existência.
Art. 2º - a) Cada animal tem o direito ao respeito.
  • b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de  exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o  dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
  • c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
Art. 3º - a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.
  • b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.
Art. 4º - a) Cada animal que pertence à uma espécie selvagem, tem o direito de viver  livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se.
  • b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.
Art. 5º - a) Cada animal pertence à uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade, que são próprias da sua espécie.
  • b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito.
Art. 6º - a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme sua natural longevidade.
  • b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
Art. 7º - Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e repouso.
Art. 8º - a) A experimentação animal, que implica em um sofrimento físico e psíquico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.
  • b) As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.
Art. 9º - No caso do animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.
Art. 10 - a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.
  • b) A exibição dos animais e os espetáculos, que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
Art. 11 - O ato que leva à morte de um animal sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.
Art. 12 - a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens, é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
  • b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio.
Art. 13 - a) O animal morto dever ser tratado com respeito.
  • b) As cenas de violência de que os animais são vítimas, devem ser proibidas no  cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos  direitos do animal.
Art. 14 - a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
  • b) Os direitos do animal devem ser definidos por leis, com os direitos do homem

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
 LXXIII -  qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;   
                                                                                        

Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988
Capítulo VI - Art 5 º

Do Meio Ambiente
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
  § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público: VII -  proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
Art. 129.  São funções institucionais do Ministério Público:
 III -  promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
Íntegra disponível em:
Legislação Estadual

Proibição de comercialização de animais em logradouros públicos (art. 23); posse responsável (art. 16); proibição da eutanásia para controle de população de cães e gatos (art. 22); proibição de qualquer associação negativa com imagens de animais (art. 24); inclusão curricular na rede pública de ensino Estadual e Municipal de noções de respeito e proteção aos animais (art. 35).


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.


Maiores informações sobre Adoção de Animais, ligue para (32) 3690-3591 e fale com Liza Nery (Médica Veterinária).


Vida de Cão:

Minha vida dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você significa um grande sofrimento para mim. Pense muito nisso, antes de me adotar.
Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também precisa me ajudar a desenvolver bons hábitos.

Dê-me carinho, pois vivo disso e vou compensá-lo em dobro, mais do que ninguém.

Nunca guarde rancor de mim. Se eu aprontar alguma, não me bata e não me prenda de castigo. Você tem outros amigos além de mim, tem o seu trabalho, seu lazer, MAS EU SÓ TENHO VOCÊ.

Converse comigo. Eu não entendo todas as suas palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim.

Quando for me bater, lembre que eu poderia facilmente quebrar os ossos da mão, que me machuca, mas que eu não reajo por amor e respeito.

Se você não estiver satisfeito comigo porque estou de mal humor, preguiçoso ou desobediente, imagine que talvez minha alimentação não esteja me fazendo bem, ou que meu coração já esteja ficando cansado e fraco.

Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um filhote. Você também envelhecerá.

LEI MUNICIPAL - JF-MG
Direitos dos Animais:

     Artigo 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência;

     Artigo 2º - Todo animal tem direito a ser respeitado. O homem como espécie animal não pode exterminar os outros animais ou explora-los, violando este direito. Tem o dever de pôr seus conhecimentos a serviço dos animais;

     Artigo 3º - Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a atos cruéis. Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não lhe provocar angústia;

     Artigo 4º - Todo animal pertence a uma espécie selvagem. Ele tem o direito de viver em seu próprio ambiente natural: terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins lucrativos, é contrário a esse direito;

     Artigo 5º - Todo animal pertence a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem. Tem o direito de viver e crescer ao ritmo e nas condições de vida e liberdade que são próprias de sua espécie. Toda modificação neste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrário a este direito;

     Artigo 6º - Todo animal que o homem escolher como seu companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante;

     Artigo 7º - Todo animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadoura e ao repouso;

     Artigo 8º - A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos dos animais, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação. As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas;

     Artigo 9º - Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto, sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor;

     Artigo 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal;

     Artigo 11º - Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida;

     Artigo 12º - Todo ato que implique na morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é crime contra a espécie. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio;

     Artigo 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser interditadas nos cinemas e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos dos animais.

     Artigo 14º - Os órgãos de proteção e de salva guarda dos animais devem estar representados a nível governamental. Os direitos do animal devem ser defendidos pela Lei como os direitos do homem.

Pessoas e órgãos que  apoiam a causa tels e endereços: 

Unipac - 

UNIPAC - FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - Faz a castração de gatos e cães p

  por 80,00 reais e a consulta além de ser ótima e detalhada é gratuita ligue marque horário.

Av. Juiz de Fora, 1100  Juiz de Fora - MG, 36047-362
(32) 2102-2100/ (32 ) 21022110/ (32) 21022113

Dra. Adelina Aichinger
Rua Barão de Cocais, 15 - Casa - Iporanga
Sete Lagoas - MG
Telefoe: (31) 8484-9411

Dra. Ana Marcia Bruno
Clínica Veterinária Mascote
Rua Professor Pimenta da veiga,531 - Belo Horizonte
Telefoe:(31) 3484-1211
E-mail: anamarciabds@yahoo.com.br

Dra. Angela Kelly Moreira Av. julia goulart, 660 - São Geraldo - Itamarandiba - MG
Telefone: (38) 35211077 / (38) 99431077
e-mail: kellyvet@ig.com.br

Dra. Clara 
Rua Antônio de Melo, 301– Centro - Pará de Minas – MG
Telefone: (37) 32311891 / (37) 99114200
e-mail: clarinha1204@gmail.com

Dra. Claudia Cotta Ferreira Gomes Av. Queiroz Junior, 1396 b – Praia - Itabirito-MG 
Telefone: (31) 3561-2981 
e-mail: clauvet@itanetcdl.com.br
Dr. Lúcio Costa e Silva Cruz Rua Brasil Accioly, 273 Ap 601 – Centro – Araguari – MG
Telefone: (34) 3241-3043 / (34) 91928118
e-mail: lcescvet@yahoo.com.br

Mariana Cunha Finamore
Juiz de Fora - MG
Telefone: (32) 9932-6680
E-mail: marifinamore@msn.com

Dr. Mauricio Barbosa Reis
Clínica Vet. Mauricio Barbosa Reis Ltda
Rua 37, 12 - timótep
Telefones:(31) 3848-6362 / 9309-2718
E-mail: mauriciobr@oi.com.br

Dra. Patrícia Gomes Pesce
Cia dos Bichos 

Rua: José Avelino Silva, 30 - Lagoa Santa - MG
E-mail: pesce@uai.com.br


Rafael Ferraz Barros
Estudante de veterinária, promove palestras sobre posse responsável em escolas, além de feiras de adoção de animais em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses.
Telefone: (34) 9917-2199
E-mails: rafaelferraz4@hotmail.com ou ferrazveterinaria@edu.uniube.br


Dr. Rogério Fonseca BlasiAv. Vereador Edmundo Cardillo, 2655
Telefone: (35) 3721-6818 - Jardim Del Rey - Poços de Caldas - MG
e-mail: rogerioblasi@hotmail.com
CASTRAÇÃO A PREÇO POPULAR: Entrar em contato para detalhes e agendamento

    

A VERDADE SEMPRE VEM A TONA


"Só cultuava o corpo", disse Padre Marcelo Rossi para o 'Fantástico' Foto: Anderson Border / AgNews

"Usei anabolizantes por 3 anos", diz padre Marcelo Rossi na TV


Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (29), Padre Marcelo Rossi disse que em sua juventude usou anabolizantes. "A única coisa que cultuava era o corpo. Treinava cerca de três horas por dia e comia a clara de 60 ovos. Eu nunca usei drogas, mas cheguei a usar anabolizantes por dois, três anos. Nunca tinha contado isso antes." Padre Marcelo Rossi disse também que se aproximou da religião por dois motivos: a morte de um primo próximo devido a um câncer e a primeira vitória de Ayrton Senna. "Lembro de estar assistindo a primeira corrida que Senna ganhou e ele ergueu as mão ao céu e louvou ao Senhor. Naquele momento eu percebi que precisava me aproximar da religião". O Padre ainda disse que sempre cantou, mas nunca se considerou um artista. "Tinha uma banda no seminário chamada Quebra Galho, onde era o vocalista. Mas sempre gostei de música: U2, Eric Clapton, Chico Buarque. Sempre cantei, mas não sou artista, sou um padre"
MODESTO NÉ?
ANABOLIZANTES SÃO OU DROGAS?
PARA TIRAR ESSA DÚVIDA LEIA A REPORTAGEM ABAIXO: 
segundo informações da Wikipédia anabolizantes são:
Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteroides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores. Os esteroides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetitepuberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteroides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS. Os esteroides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese proteica  massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteroides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne,pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração. Hoje os esteroides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteroides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, "ciência-lixo" e concepções errôneas da população sobre seu uso. Os esteroides anabólicos são controlados em alguns países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Estes países possuem leis que controlam seu uso e distribuição
Segundo alguns médicos: - Os anabolizantes podem causar dependência, mas não são considerados como risco para consumo de outras drogas.
Então ai está o nosso tirando dúvidas de hoje em relação ao nosso pare convenhamos  que ninguém é santo e avida dele antes não nos desrespeito ,mas sim suas grandes atitudes agora né?

QUEM PRECISA DE UMA GENTE LITERÁRIA AI?


ESSA MOÇA AI EU NÃO SO INDICO COMO TAMBÉM ASSINO EM BAIXO PROFISSIONAL DE EXCELENTE QUALIDADE:

Miniatura




Meu agenciamento é acompanhado de uma consultoria literária, onde cuido das obras do autor desde a criação, reestruturação até publicação, pós publicação, e tudo que o autor precisar dentro deste mercado. Não dá para fazer somente o agenciamento literário, pois muitas vezes recebo obras boas demais que só precisa de uma "maõzinha" para chegar lá, então é isso que faço, ajudo meus autores queridos a conquistarem um lugar neste concorrido mercado literário. Ajudo-o a se projetar no Brasil e no exterior e também apresentando-o para as empresas de cinemas.
Se é isso que procura, estou às ordens, basta que me envie uma sinopse de suas obras e deixe todos os seus contatos por gentileza. 

Contatos: diana.agenteliteraria@gmail.com
 FACE BOOK - diana.agenteliterariaarrobagmail@facebook.com yotobe : http://www.youtube.com/watch? v=TeTyApzmF_k&feature=share&list=UU6aBbZzTbohKUEx83FPfChAUm abraço
Diana Lima

PS. Se precisarem de serviços de leitura crítica, parecer, revisão e tradução, e projeção no mercado mundial estamos à disposição.

terça-feira, 21 de maio de 2013

COSTUMES E TRADIÇÕES


Chanzú - Os pés de lótus

No passado, os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal. A beleza e virtude da mulher chinesa estavam vinculados ao tamanho de seu pé, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lótus”. Esse antigo costume começou durante a dinastia Sung (960-976 aC), com a intenção de imitar uma concubina imperial, que era obrigada a dançar com os pés enfaixados. O enfaixe começava aos 5 anos de idade, tradição passada de mãe para filha, e tinha por objetivo atrair o sexo oposto e conquistar um bom casamento. Ataduras dobravam os quatro dedos menores até a sola dos pés e forçavam o calcanhar para dentro, exagerando o arco. O processo era torturante. Garotas choravam em agonia, incapazes de comer, beber ou pensar por causa da dor. De tempos em tempos era preciso trocar as ataduras e apertá-las ainda mais, prestando atenção também em possíveis infecções cortando as unhas para evitar algum machucado. Algumas mulheres davam o azar de desenvolverem gangrena e os dedos precisavam ser retirados. Isso era visto como sinônimo de sorte pois deixariam seus pés ainda menores. Era muito difícil para essas meninas terem uma infância adequada pois não conseguiam correr e brincar com os pés enfaixados e sentindo tanta dor. ‘‘Claro que isso era doloroso’’, lembra Wang Yixian, 78 anos. ‘‘Mas se você não enfaixava os pés, não achava marido.’’ Famílias pobres viam neste processo a possibilidade de conseguir uma vida melhor para as filhas, para demonstrar valor e o status. O que é fato, é que muitos chineses dessa época achavam os “pés de lótus” muito eróticos, considerados a parte mais íntima da anatomia da mulher. A idéia era de que os pés unidos, lembrassem a flor de lótus e formassem uma 'segunda vagina', muitas vezes mais interessante para o homem do que a própria vagina. Um pé enfaixado com sucesso tinha de 7cm a 10cm. Andar era difícil: as mulheres oscilavam de um lado para o outro, o que também evocava a imagem da flor de lótus ao vento. Alguns rapazes que eram 'adotados' por homossexuais, também tinham os pés enfaixados. Os homossexuais e travestis chineses que não tinham os pés atrofiados, procuravam imitá-los, passando pela tortura de usarem sapatos muito estreitos e pequenos, para ter o que julgavam ser uma aparência mais sensual. Em menor grau, tais costumes eram comuns na Coréia, na Indonésia, no Tibete, no Japão e em outras localidades da Ásia. Reformistas, durante a última dinastia chinesa, a dos Qing, tentaram banir a prática do atrofiamento dos pés mas o costume só foi abolido quando os comunistas tomaram o poder em 1949. Mulheres que tiveram seus pés enfaixados pela maior parte de suas vidas foram chamadas a desenfaixá-los depois que os comunistas assumiram o poder e baniram o costume, em 1949. O que uma vez disseram que era bonito tornou-se tão ridicularizado quanto repulsivo. Mulheres que tinham suportado a dor para encaixar-se em ideais de beleza eram repentinamente objeto de escárnio. A prática banida deixou problemas de saúde visíveis nas mulheres cujos pés foram alguma vez enfaixados. Um estudo de 1997 do Jornal Americano de Saúde Pública mostrou que elas são mais suscetíveis a quedas e têm riscos maiores de fraturar a espinha e os quadris. Pés de lótus já foram considerados intensamente eróticos na cultura chinesa, uma mulher com pés perfeitos de lótus (entre 7 a 10 cm) tinha grandes chances de se casar com um homem de família rica. Os homens entendiam que a fantasia simbólica erótica de pés de lótus não corresponde a aparência física desagradável pois eles ficavam sempre escondidos. O principal efeito do pé de lótus era a forma como a mulher andava com eles, os pequenos passos e caminhar balanceado da mulher pois elas eram obrigadas a andar sobre seus calcanhares, colocando todo o peso sobre o peito do pé. Os pés descobertos daria um cheiro horrível das dobras sujas, o que era mais um motivo de estarem quase sempre coberto.

Do chinês “pés atados” o Chanzú foi uma prática comum na China durante cerca de 1000 anos. Meninas, na faixa dos quatro aos sete anos, tinham os pés atados com bandagens apertadas de forma que não pudessem crescer. Com o crescimento natural, os pés comprimidos se quebravam e cicatrizavam, num círculo que só terminava na fase adulta, ficando completamente deformados.
Os “Pés de Lótus”, como eram chamados, não passavam dos 10 cm de comprimento, e eram visto como sinal de status social e elegância.


O processo era complexo e deveria ser repetido a cada dois dias. Os pés eram untados em uma mistura de ervas e sangue de animal a fim de prevenir qualquer necrose. As unhas eram aparadas para evitar infecção. Em seguida a menina tinha os pés massageados. Bandagens eram imersas na mesma mistura de sangue e ervas. Cada um dos dedos era então quebrado e enrolado firmemente na bandagem úmida. Com a secagem, estas se contraíam e puxavam os dedos na direção do calcanhar.



A cada novo processo as bandagens eram presas mais fortes, tornando o ritual sempre doloroso.

Apesar dos cuidados, as infecções eram comuns. Necroses ocorriam constantemente acarretando na perda do dedo. Com o crescimento os problemas aumentavam. Caminhar se tornava difícil. Qualquer queda poderia causar uma fratura.

No século 17 surgiram as primeiras tentativas de abolir a prática, mas foi somente com a queda da Dinstia Qing e a proclamação da Nova República da China, em 1911, que a prática foi proibida por lei.

Hoje ela é praticamente extinta, mas muitas chinesas idosas ainda carregam suas marcas.

MULHERES GIRAFAS: 
As mulheres-girafas utilizam aros de metal no pescoço, os quais formam uma espiral no feitio de colar. Sua prática é iniciada na infância e, com o passar dos anos, a quantidade de aros metálicos vão aumentando, podendo chegar a mais de 20 Kg no pescoço. Elas são denominadas assim não só pelo tamanho do pescoço, que pode ficar com até 25 cm de comprimento, mas também pelo andar característico delas, extremamente altivo, devido o uso e o peso do colar. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, não é o pescoço que cresce, mas – ao contrário – são os ombros que descem, pois a clavícula vai cedendo com o peso dos aros. Dessa maneira, quatro vértebras torácicas passam a integrar a estrutura do pescoço. Segundo algumas fontes de pesquisa, a mulher-girafa costuma tirar o colar para se lavar. Outras, no entanto, afirmam que estes só são substituídos, permanecendo junto ao pescoço sempre. Ao contrário do que se pensa, quando o “colar” é retirado, por qualquer motivo, sua cabeça não tende a cair, pois o pescoço permanece rígido. No entanto, seu pescoço corre um grande risco de se quebrar, no caso de sua cabeça sofrer um movimento e virar.  Tais aros metálicos são utilizados também em outras partes do corpo, tais como os tornozelos e pulsos, provocando afinamento destes membros. Existem várias explicações para a referida tradição de usar os aros no pescoço. Há quem afirme que é por questão de estética, isto é, como enfeite para ficarem mais bonitas; outros afirmam que trata-se de uma severa punição à mulher acusada de adultério; outros afirmam que o mesmo serve de proteção a possíveis ataques de tigres ou, ainda, que é para evitar a fuga das mulheres de seus respectivos maridos, bem como de olharem para os lados. Outros, arriscam, justificando que o seu uso afasta maus espíritos e atrai boas energias. Seja a razão qual for para a manutenção da tradição, uma coisa é certa e devemos admitir, elas apresentam um perfil exótico e o seu corpo sofre deformações sérias.
De uma maneira geral, a mulher-girafa apresenta uma estatura baixa, é delicada e, devido aos aros, tem o rosto pequeno, como se este estivesse “prensado” e os ombros caídos. A colocação do primeiro aro nas crianças sempre ocorre na idade de 5 anos (ou até mesmo aos três anos) e em época de lua cheia. A substituição dos anéis só é realizada quando as mesmas chegam à fase adulta.

Atualmente, os aros são de latão e cobre, mas já houve tempo em que eles eram confeccionados em ouro. Não resta dúvida que a mulher-girafa se constitui em uma forte atração para o público (turista), obtendo lucros com isso, pois este paga para tirar fotos para guardar de recordação. Apesar de todo o desconforto gerado pelo uso e peso dos aros metálicos, as mulheres-girafas transmitem uma sensação de felicidade e de compromisso em seguir as tradições de seu povo.

ESSA AI DEVE DOER

Alargamento Labial: Etiópia - África: - As mulheres que pertencem à tribo mursi e aderem a sua estética usando discos grandes de madeiras em seus lábios. Geralmente é usada depois de se completar 15 anos e o ritual começa a acontecer quando a mãe ou avó da menina sofre um corte no local. Outras tribos também utilizam discos de madeira na boca, como caipós do Brasil. Estamos acostumados a ver hoje em dia muitas pessoas preocupadas em ter uma boa estética que se resumem em um bom condicionamento físico, cabelos arrumados e tratados e a utilização de vários produtos para ficar mais bonito no nosso dia-dia, porém, em vários lugares do mundo, os padrões de beleza usados são totalmente diferentes sendo bizarros e curiosos. Existem culturas que a estética e a beleza são tratadas de formas muito além do que estamos acostumando causando grande espanto para nós, continue lendo e veja as culturas e costumes mais estranhos no mundo

 Na Albânia  as pessoas se casam muito jovens, na faixa entre os 17 e 19 anos. O marido é escolhido pelos pais da moça que, muitas vezes, casa sem gostar do noivo. Detalhe: após o casamento, a moça vai morar na casa do marido juntos com os pais dele, sendo obrigada pela tradição a cuidar  da família inteira nos afazeres domésticos (limpar, lavar, cozinhar etc). Por isso os albaneses constroem casas bem grandes, para que"quando o filho se case possa trazer a esposa para que ela tome conta da casa.  

Homens de mãos dadas?

Quem chega à Moçambique precisa se preparar para não levar um choque! Raramente vemos um homem de mãos dadas com sua esposa, ou casais de namorados abraçados ou mesmo segurando as mãos. Por aqui o comum mesmo é ver os homens andarem de mãos dadas pelas ruas.

Na Espanha  a comida típica é feita por homens. A tradicional Paella, comida típica da Espanha, pode ser feita com frango, com carne de porco, com peixe e frutos do mar, e até mesmo mista. Isso alguns de nós já sabemos. O detalhe curioso é que esse delicioso prato típico da Espanha só pode ser preparado por homens, inclusive em festas ou grandes celebrações.

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Os esquimós, que vivem no Ártico hoje, formam nem pertencem a alguma nação. Trata-se de um povo solidário, acolhedor e muito pacífico. São nômades por natureza. Sua civilização se baseia na família, patriarcal e poligâmica, na qual o homem tem mais mulheres na medida em que possui mais riquezas. No ranking dos costumes mais interessantes no mundo, a tradição dos esquimós de oferecer a esposa para passar a noite com o visitante, com certeza, deve estar entre os primeiros dez! Este costume data da época em que estes povos viviam em grande isolação e em grandes distâncias entre uma tribo e outra - nestas circunstâncias, a tradição citada garantia a diversificação genética da tribo e a protegia contra o risco de incesto dentro do povo local. Para ser mais exato, segundo esta antiga tradição, a mulher mais alta socialmente da família era oferecida para fazer companhia para o visitante como presente de maior prestigio, porém ela tinha o direito de recusar. Como a recusa não ficaria bem para o anfitrião, este, para demonstrar respeito ao visitante, tinha que oferecê-lo outro presente no lugar. Há outras coisas interessantes nas tribos dos esquimós: as mulheres se casavam muito cedo (com aproximadamente 14 anos) e o jovem marido se mudava para a casa dos seus sogros, onde ele era proibido de olhar para a sogra - caso isto acontecesse, ele tinha que dar um presente para ela como gesto de pedir desculpas. Com respeito às pessoas de idade, também havia interessantes costumes nas tribos dos esquimós: Os Kutchin (que vivem até hoje na região do Alasca), as pessoas de idade pediam para serem mortas pelos seus descendentes quando eles não eram mais úteis e consideradas um peso para a sociedade. Por se tratar de uma questão de sobrevivência, os jovens obedeciam a esta ordem dos mais velhos e, um ano depois, celebravam uma cerimônia para lembrar deles - tudo isto com muita naturalidade e sem grandes lamentações. Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. O motivo? Eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupas.
No Egito Os camponeses ainda conservam seus trajes originais; os homens ainda se vestem com suas "galabias" (túnica longa, geralmente branca ou listrada), acompanhada de turbante na mesma cor, um colete de cores vivas e como calçado, babuchas de couro; já as mulheres camponesas utilizam a longa túnica negra e o manto sobre os cabelos, muito característico. As egípcias urbanas, há tempos se vestem de forma européia. O egípcio urbano em geral, já se veste de forma mais ocidental e mesmo o "tarbush"(gorro cilíndrico de feltro vermelho com penacho azul escuro) atualmente não é muito usado. Um detalhe curioso é que entre os muçulmanos não é admitido o roubo. Cortam-se as mãos do praticante. Por isso, é comum ver nas ruas pessoas portando jóias com muito ouro, bolsas, sem receio de perdê-las. Evidentemente existem exceções, mas são raras. Outra curiosidade é para se chamar um táxi; grita-se em alto e bom som o nome do bairro para onde se quer ir. Se o motorista achar conveniente ele para, deixando ao critério do passageiro o valor da corrida. Pode ocorrer uma pechincha de ambos.

Enterro Celeste 

 Enterro celeste ou, ritual da dissecação, era uma prática comum no Tibet. O cadáver era cortado em pequenos pedaços e colocado no alto de uma montanha, ficando exposto aos elementos e aos animais (especialmente aves de rapina). Em tibetano a prática é conhecida como jhator, que significa literalmente “dar as almas aos pássaros”. A maioria dos tibetanos são adeptos do budismo, que prega o renascimento. Não há necessidade de preservar o corpo, que é agora vazio. Como o terreno tibetano é rochoso e muitas vezes difícil de cavar, o enterro celeste tornou-se uma forma prática de se livrar do corpo. A prática é considerada um ato de generosidade. Os jhator tradicionais são feitos em áreas específicas do Tibet. O processo completo é longo e caro e quem não pode paga-lo simplesmente tem o corpo deixado em alguma pedra, onde apodrecerá e será comido por animais. O corpo é primeiro velado por monges, que entoam cânticos e queimam incensos. O desmembramento é feito por um monge. Muitas testemunhas dizem que o desmembramento não é feito com cerimônia, nem com seriedade, mas sim como qualquer outra tarefa diária. O processo varia de caso pra caso. Em alguns os membros são cortados e entregados para assistentes, que os esmagam com pedras até viraram uma pasta que é misturada com tsampa. Em outros a pele é arrancada do corpo e atirada aos corvos. Os ossos eram triturados e também misturados com tsampa. O governo chinês proibiu a prática em 1960, mas a legalizou novamente em 1980.

SATI

 O Sati (ou Suttee) é um costume hindu no qual a viúva se sacrifica queimando-se viva junto do marido em sua pira funerária. Não se sabe a origem exata do costume. Embora ele seja associado com os indianos, práticas semelhantes ocorreram também entre os egípcios, chineses e vikings. A maior parte dos indianos nega que seja um costume hindu, visto que não consta nada a seu respeito em nenhum de seus textos sagrados.

O sati é supostamente um ato voluntário. Argumenta-se, no entanto, que muitas mulheres podem ver-se impelidas a cometê-lo por pressão da sociedade e dos familiares. Muitas explicações foram dadas para a tradição. A mais óbvia delas é que a Índia é uma sociedade centrada no homem, as viúvas não podem casar novamente e são destinadas a passar o resto da vida à margem da sociedade. Alguns a atribuem o costume aos Rajputs que, há tempos, teriam perdido milhares de homens em combate com os muçulmanos, deixando varias viúvas que se sacrificaram para não cair nas mãos do inimigo. Visto com horror pelos ocidentais o sati foi proibido pelo governo britânico em 1829, mas nunca foi extinto de fato. Desde a independência da Índia, em 1947, cerca de 40 casos foram noticiados. O mais recente deles aconteceu em 1987. A jovem Roop Kanwar, de 18, estava casada a apenas 8 meses quando seu marido faleceu em decorrência de uma apendicite. Os vizinhos disseram que no dia seguinte, durante seu funeral, a viúva apareceu, vestida com seu traje de casamento, sentou-se na pira, com a cabeça do marido no colo, e ordenou que acendessem as chamas. Cerca de 40 testemunhas foram presas acusadas de envolvimento na morte, mas ninguém testemunhou e, após 9 anos de disputa, os acusados foram inocentados.

Auto-Mumificação

 A auto-mumificação foi prática corrente entre um pequeno grupo de monges budistas do norte do Japão conhecidos como Sokushinbutsu. A fim de alcançar o status de Buda, os monges tiravam sua própria vida através de um processo de mumificação. Por um período de três anos o monge se alimentava de uma dieta especial composta somente por nozes e sementes, acompanhada por um programa de atividades físicas rigorosas. Esse período visava acabar com toda a gordura de seu corpo. Nos próximos outros três anos ele se alimentava somente de cascas de árvores e raízes e tomavam um chá venenoso feito da seiva da árvore de Urushi, que contém urushiol, substancia normalmente usada para embeber a ponta de lanças e flechas. Esse processo causava fortes vômitos e a perda sistemática dos fluidos corporais. Finalmente o monge se trancava em uma tumba de pedra, pouco maior que seu corpo, onde permanecia imóvel na posição de lótus. Sua única conexão com o mundo exterior eram um tubo de ventilação e um sino. À cada dia ele tocava o sino uma vez. No dia que o sino não tocasse, seus amigos saberiam que ele estaria morto.  O processo longo e doloroso requeria muito de seus praticantes, mas nem todos tinham sucesso no fim. Algumas tumbas, quando abertas, conservavam apenas o corpo apodrecido de seu hóspede.  O governo japonês tentou proibir a prática no fim do século 19, mas ela continuou no século seguinte. Hoje a prática é proibida.

Eunucos

Eunucos são homens castrados. O termo “eunuco” é usado geralmente para se referir à homens castrados que designam algum papel social em função disso. Os primeiros registros de eunucos datam de 21 A.C. na antiga Suméria. Desde os eunucos desempenharam vários papéis em diversas sociedades diferentes. Desde cortesãos, cantores (os famosos castrati), especialistas religiosos, oficiais do governo e comandantes militares. A função mais comum, no entanto, é a de serviçal íntimo da corte (eunuco vem do grego “guardião da cama”). Na visão da época a castração os tornavam serviçais mais submissos e mais fieis. Na China os eunucos tinham uma posição de status. Eram os funcionários preferenciais do imperador alcançando importância e poder maiores que os dos primeiros ministros. O Imperador via sua incapacidade de ter herdeiros como garantia de que não tentariam trair o trono por poder. No fim da Dinastia Ming, cerca de 70.000 eunucos trabalhavam no palácio imperial. O poder que alguns alcançavam era tão grande que a auto-castração teve que ser proibida em todo o país. Em 1912 o número de eunucos a serviço do Imperador era de 470.

Seppuku

Também conhecido como hara-kiri, o seppuku é o suicídio ritual pela retirada das vísceras através de um corte na barriga. Era parte importante do bushido, o código dos samurais, e era cometido pelos guerreiros a fim de evitar que caíssem nas mãos inimigas ou para atenuar a vergonha. Um daimyo (senhor feudal) tinha o poder de ordenar que algum de seus samurais cometesse o seppuku. Em alguns casos permitiam-se que guerreiros em desgraça cometessem o seppuku ao invés de serem executados. Samurais femininos só podiam cometer o ritual sob permissão. O seppuku era visto como um ato de honra e coragem, admirável em um samurai que reconhecera sua derrota, desgraça ou ferimento fatal. Com o tempo desenvolveu-se um complexo ritual para o seppuku. O samurai banhava-se e era vestido com roupas brancas. Comia seu alimento favorito e, quando terminado, seu tantõ (punhal) era colocado sobre seu prato. Então o guerreiro preparava-se para a morte escrevendo um poema da morte. Com seu kaishakunin (auxiliar de confiança) ao lado, ele abria seu quimono e cravava a faca no abdômen, abrindo um corte da esquerda para a direita. No mesmo momento o kaishakunin faria então um daki-kubi, ou seja, deceparia a cabeça do samurai com um único golpe de espada. O seppuku foi proibido no Japão em 1873, mas nunca parou de ocorrer.

Concubinato

 Concubinato é uma relação semi-matrimonial entre uma jovem e um homem de maior status social. Tipicamente o homem tem uma mulher oficial além de uma ou mais concubinas. As concubinas têm direito a algum apoio do homem e seus filhos são publicamente reconhecidos como dele (embora considerados de classe inferior aos filhos da esposa oficial). O concubinato geralmente é voluntário, da parte da noiva e/ou de sua família, visto que oferece à mulher meios de sobrevivência e estabilidade econômica.