Como Escrever um Poema Épico
Criado por Sabrina L. Furtado
Você está interessado em escrever poesia, mas nunca encontrou a válvula de escape para sua criatividade? Quer chegar ao patamar de Homero e Hesíodo? Talvez você queira escrever um poema épico.
Passos
- 1Leia poesia épica. Afinal de contas, você está fazendo isso para fazer parte da tradição! Um poeta épico deveria, pelo menos, ler Homero. Ler épicos fará você entender bem do que eles se tratam. Isso também trará inspiração para você escrever seu próprio poema épico, a ler mais textos do tipo e se tornar um heroi desbravador dos mares.
- 2Comece pelo heroi. Poesia épica sempre trata da aventura de um heroi. Observe, por exemplo, Odisseu de Homero, Éneias de Virgílio, Gilgamesh ou Beowulf. Você já deve estar familiarizado com os traços heróicos como bravura, justiça e virtude. Nos épicos clássicos, os herois também tendem a ser orgulhosos e insensíveis. Esses defeitos tornam seu heroi interessante.
- 3Planeje sua jornada épica. Que desafios seu heroi enfrentará e por quê? Seu heroi pode começar uma jornada em busca de algo ou para salvar alguém, ou até mesmo uma longa jornada de volta para casa após uma guerra. Talvez seu heroi ainda esteja no calor da guerra. Pense em reviravoltas e complicações que podem "engrossar" essa jornada. Você descobrirá nos clássicos que deuses enciumados e de temperamento explosivo têm um papel tão importante no que diz respeito às complicações do enredo quanto os defeitos do seu heroi.
- 4Clame às deusas da arte! Agora você está pronto para começar a escrever seu épico. Isto é opcional (pois é uma característica da poesia épica greco-romana). Mas, se você quiser que seu épico tenha aquela forma clássica, você deveria começar invocando uma deusa. "Cante para mim, ó deusa..." é um tipo de invocação. Essas deusas da mitologia clássica, também chamadas de musas, inspiravam os escritores. Havia uma deusa padroeira para cada estilo poético. A deusa que inspirava os épicos era Calíope. John Milton também fez uso desse artifício quando escreveu seu épico cristão "Paraíso Perdido". Fato interessante, ele invoca a "deusa dos céus". Um artifício com o qual ele substitui o Deus judaico-cristão pelas deusas gregas da inspiração.
- 5Escreva! Esta é a parte divertida. Você pode escrever seu poema de qualquer forma, com ou sem métrica. Ninguém deve lhe dizer que formato sua escrita deve ter. Se você deseja escrever no estilo de Homero, Virgílio, Hesíodo e
outros poetas clássicos, use métrica. A que eles usavam era o hexâmetro datílico, ou versos compostos por seis dátilos. As poesias latinas e gregas antigas não rimavam, portanto, a sua também não precisa. - 6Dê nome à sua obra. Quase sempre, os épicos levam o nome de seu heroi. "A Odisseia" tem esse nome por causa de Odisseu. "Eneida", por causa de Eneias. "A Epopeia de Gilgamesh", por causa de Gilgamesh. Às vezes, a obra leva o nome de um grupo de pessoas, como "Os Argonautas", por causa dos marinheiros de Argos. Porém, a maioria dos épicos heróicos levam o nome de seu heroi. O título tem de invocar a grandeza de seu poema.
- 7Publique sua obra. Isto é crucial se você quiser tornar seu nome conhecido. Se você conseguir metade do sucesso de Ovídio, é provável que você inspire muitos escritores por pelo menos alguns séculos. Talvez você tenha dificuldades para publicar sua obra através de uma editora conhecida. Elas costumam estar atrás de romances. Porém, existem muitos recursos online para você. Entre em contato com editoras menores, os preços costumam ser bastante acessíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJAM MUITO BEM VINDO AO MUNDO DA LITERATURA FANTÁSTICA E ESPIRITA